Ontem a administração da CP apresentou uma nova proposta, que diz ser final e que se traduz no seguinte;
A administração da CP, seguindo as orientações do Governo, procura colocar os trabalhadores a escolherem o mal menor, relativamente à proposta de actualização de salários para 2024 e apresentou mais dois cenários (já são 9), em que na prática puxa de um lado mas destapa no outro, porque o valor de partida é baixo para valorizar o salário de todos.
Depois dos 14 (catorze) cenários– 7 em cada processo - que nos apresentaram para actualização dos salários nas CP e nas empresas do Grupo IP, enviamos às administrações a posição que abaixo reproduzimos;
Depois de nos “surpreender# com 5 opções de actualizações de salários dos trabalhadores do grupo IP, todas a apontar uma diminuição do seu valor real, a administração a empresa, ontem à noite surpreendeu-nos com outras duas, em que puxa de um lado e destapa do outro. Leia comunicado SNTSF/FECTRANS aqui (actualizado) --->>>
Os processos negociais nas empresas públicas do sector ferroviário (CP e IP) este ano pautam-se por muitos cenários (IP-5 e CP-7) para a distribuição de um “bolo” pequeno que não aumenta em função do número de cenários que as administrações apresentam, onde todos significam uma redução do valor real dos salários, mas que com tantas opções apenas pretendem colocar os trabalhadores a escolher o mal menor.
No seguimento das ordens emanadas do governo, a administração da IP, apresentou-se hoje na mesa de negociação não com uma, não com duas, não com três, mas com cinco opções de actualização dos salários, mas em que todas significam a redução do salário real dos trabalhadores.
Teve hoje lugar a reunião em que a administração da CP, seguindo as orientações do Governo, apresentou a proposta de “actualização” salarial para 2024, em que as duas opções que avançadas, significam uma redução do poder de compra dos trabalhadores e uma maior aproximação do SMN – Salário Mínimo Nacional, aos salários da tabela salarial na empresa.
A comunicação social destacou hoje o relatório da AMT – Autoridade da Mobilidade e Transportes que alerta para “deterioração da regularidade em todos os serviços” que se agrava desde 2019 e que na nossa opinião se deve à ausência de medidas concretas, apesar dos muitos anúncios que são feitos, mas que não saem do papel, ou que se arrastam no tempo.
Um conjunto de organizações sindicais que intervêm no sector ferroviário, enviaram uma carta ao Primeiro-Ministro (que tutela o sector das infraestruturas), ao Secretário de Estado das Infraestruturas, ao Ministro das Finanças e às administrações da CP e da IP, pelo bloqueamento nos processos de negociação em curso.
Os ferroviários reformados e familiares beneficiários do regime especial da caixa de 1927, (que abrange os ferroviários que foram admitidos na CP até 1955), continuam a ser ignorados pelo Governo e sem verem respeitados os seus direitos de actualização das respectivas pensões.
Pág. 8 de 10