Depois dos 14 (catorze) cenários– 7 em cada processo - que nos apresentaram para actualização dos salários nas CP e nas empresas do Grupo IP, enviamos às administrações a posição que abaixo reproduzimos;
Pelo o CCTV assinado pela FECTRANS/STRUP com a ANTROP em 2022 na sequência da luta dos trabalhadores do sector, foi acordado uma regra de actualização mínima do salário, que determina o seguinte:
Leia comunicado STRUP/FECTRANS aqui ---
Depois de nos “surpreender# com 5 opções de actualizações de salários dos trabalhadores do grupo IP, todas a apontar uma diminuição do seu valor real, a administração a empresa, ontem à noite surpreendeu-nos com outras duas, em que puxa de um lado e destapa do outro. Leia comunicado SNTSF/FECTRANS aqui (actualizado) --->>>
A pressa era comunicar à CMVM (bolsa) esta decisão (?) até ao final de 2023, para que em 2024 a Assembleia de accionistas possa ter mais 36 milhões de euros (a diminuição do “fundo de garantia”) para distribuir pelos accionistas.
Leia comunicado SNTSF/FECTRANS aqui --->>>
Os processos negociais nas empresas públicas do sector ferroviário (CP e IP) este ano pautam-se por muitos cenários (IP-5 e CP-7) para a distribuição de um “bolo” pequeno que não aumenta em função do número de cenários que as administrações apresentam, onde todos significam uma redução do valor real dos salários, mas que com tantas opções apenas pretendem colocar os trabalhadores a escolher o mal menor.
No seguimento das ordens emanadas do governo, a administração da IP, apresentou-se hoje na mesa de negociação não com uma, não com duas, não com três, mas com cinco opções de actualização dos salários, mas em que todas significam a redução do salário real dos trabalhadores.
Teve hoje lugar a reunião em que a administração da CP, seguindo as orientações do Governo, apresentou a proposta de “actualização” salarial para 2024, em que as duas opções que avançadas, significam uma redução do poder de compra dos trabalhadores e uma maior aproximação do SMN – Salário Mínimo Nacional, aos salários da tabela salarial na empresa.
O STRUP/FECTRANS, confrontado com a situação actual dos trabalhadores da Empresa AV Tâmega que efectuavam o serviço do Alto Tâmega e Barroso e que deixaram de operar nestas linhas desde o passado dia 31 de dezembro de 2023, encontrando-se neste momento sem tarefa atribuída, decidiu contactar a Administração da empresa no sentido de obter esclarecimentos sobre a realidade actual, em reunião que se realizou hoje (9 de Janeiro.
Leia aqui comunicado STRUP/FECTRANS --->>>
A comunicação social destacou hoje o relatório da AMT – Autoridade da Mobilidade e Transportes que alerta para “deterioração da regularidade em todos os serviços” que se agrava desde 2019 e que na nossa opinião se deve à ausência de medidas concretas, apesar dos muitos anúncios que são feitos, mas que não saem do papel, ou que se arrastam no tempo.
No plenário que o STRUPFECTRANS organizou hoje em frente às instalações da CAT, em Águas de Moura, foi exigido o fim da discriminação que está a ser feita ao dirigente sindical e que seja cumprido a legislação com a ocupação efectiva do posto de trabalho.
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