Os processos negociais nas empresas públicas do sector ferroviário (CP e IP) este ano pautam-se por muitos cenários (IP-5 e CP-7) para a distribuição de um “bolo” pequeno que não aumenta em função do número de cenários que as administrações apresentam, onde todos significam uma redução do valor real dos salários, mas que com tantas opções apenas pretendem colocar os trabalhadores a escolher o mal menor.
No seguimento das ordens emanadas do governo, a administração da IP, apresentou-se hoje na mesa de negociação não com uma, não com duas, não com três, mas com cinco opções de actualização dos salários, mas em que todas significam a redução do salário real dos trabalhadores.
Teve hoje lugar a reunião em que a administração da CP, seguindo as orientações do Governo, apresentou a proposta de “actualização” salarial para 2024, em que as duas opções que avançadas, significam uma redução do poder de compra dos trabalhadores e uma maior aproximação do SMN – Salário Mínimo Nacional, aos salários da tabela salarial na empresa.
O STRUP/FECTRANS, confrontado com a situação actual dos trabalhadores da Empresa AV Tâmega que efectuavam o serviço do Alto Tâmega e Barroso e que deixaram de operar nestas linhas desde o passado dia 31 de dezembro de 2023, encontrando-se neste momento sem tarefa atribuída, decidiu contactar a Administração da empresa no sentido de obter esclarecimentos sobre a realidade actual, em reunião que se realizou hoje (9 de Janeiro.
Leia aqui comunicado STRUP/FECTRANS --->>>
A comunicação social destacou hoje o relatório da AMT – Autoridade da Mobilidade e Transportes que alerta para “deterioração da regularidade em todos os serviços” que se agrava desde 2019 e que na nossa opinião se deve à ausência de medidas concretas, apesar dos muitos anúncios que são feitos, mas que não saem do papel, ou que se arrastam no tempo.
No plenário que o STRUPFECTRANS organizou hoje em frente às instalações da CAT, em Águas de Moura, foi exigido o fim da discriminação que está a ser feita ao dirigente sindical e que seja cumprido a legislação com a ocupação efectiva do posto de trabalho.
Os CTT “denunciaram” o Regulamento do IOS. Tratou-se de uma decisão unilateral, por parte da administração. A maioria dos beneficiários, no activo e aposentados, querem manter o IOS e o Regulamento, mas com custos justos suportados por ambas as partes.
Leia aqui comunicado SNTCT/FECTRANS ---
Realizou-se ontem a reunião protocolar para abertura do processo negocial de revisão do AE, o representante do Conselho de Administração Informou que já tinha saído o despacho ministerial que decreta nas empresas públicas 5% de aumento na massa salarial, não se esquecendo do referir que neste percentual será reduzido o efeito das avaliações de desempenho.
Leia aqui comunicado conjunto --->>>
O STRUP/FECTRANS vai realizar no próximo dia 4 de Janeiro, pelas 10h30m, um plenário de trabalhadores do Grupo CAT para discutir os problemas da empresa e também como forma de protesto pela discriminação e assédio exercido pela administração da empresa, sobre o dirigente sindical a quem não lhe é atribuída funções enquanto trabalhador da empresa.
Para criar as condições para o inicio do processo de negociação do AE para 2024 e por forma a salvaguardar os interesses dos associados do STRUP, embora considerando que o C.A. da CARRIS tenha ficado aquém, das propostas sindicais, houve acolhimento de algumas e aproximação a outras, pelo que ouvida a estrutura sindical na empresa, a FECTRANS/STRUP decidiu formalizar a assinatura do processo de 2023, concretizada no passado dia 22/12.
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