No seguimento do plenário realizado o SINTTAV entregou um pré-aviso de greve para os trabalhadores dos “Contact Centers” de Castelo Branco, para o próximo dia 31 de Maio.
Os trabalhadores dos” Contact Centers” de Castelo Branco há muito que têm manifestado o seu descontentamento com as precárias condições laborais com que se vêm confrontados diariamente. Passam 5, 10, 15 e 18 anos sempre com o salário mínimo nacional, sem progressão na carreira e com condições de trabalho que têm vindo a deteriorar-se.
A PT Contact abriu o primeiro “Call Center” em Castelo Branco há mais de 18 anos, precisamente em Fevereiro de 2006, entretanto já abriu mais dois grandes “Contact Centers”, na Carapalha e na Zona Industrial, serviço SFR exclusivamente em francês sem qualquer subsídio de línguas ou contrapartida adicional. Estes centros de atendimento estão entregues a uma empresa do Grupo, principalmente a INTELCIA, que pratica condições laborais muito precárias.
Castelo Branco conta ainda com mais dois grandes centros de atendimento. O serviço exclusivo da linha de apoio ao cidadão da Segurança Social entregue à empresa prestadora Reditus, com mão de obra altamente qualificada e com as condições mais precárias da cidade, para não falar na profunda discriminação em relação aos trabalhadores com contrato público.
Outro grande centro de atendimento, com mais de 15 anos na cidade, é o centro de atendimento da SIBS, com serviços para a Vodafone, banca e seguros.
Estes centros de atendimento contam com mais de 1.000 trabalhadores sem a aplicação de qualquer contratação colectiva, agregados às condições mínimas do Código do Trabalho.
Praticamente todos com o salário mínimo nacional e com subsídio de refeição completamente desajustado da realidade, mesmo tendo em conta o elevado custo de vida e elevada inflação verificada nos últimos anos.
Artigos semelhantes