Negociação Colectiva IPA administração da IP formalizou hoje na mesa de negociação, a proposta que nos apresentaram na passada segunda-feira, numa reunião bilateral e que é a seguinte:

  • Tabela salarial – 60€ para todos os trabalhadores;
  • Subsídio de refeição – 9,80€;
  • A partir de 2026 a avaliação começa a ser concluída até ao mês de Fevereiro e os aumentos nas bandas serão pagos no mês de Abril;
  • Para os quadros superiores o mérito pelas avaliações a partir do término do triénio, passarão a ser anuais.

Esta é a proposta que administração diz ser final, pelo que é o momento de os trabalhadores tomaram a palavra e decidirem qual a posição que a CNS – Comissão Sindical Negociadora da FECTRANS/SNTSF e da FNSTFPS deve de assumir.

Porque entendemos que os trabalhadores devem ser os trabalhadores a decidirem, iremos até dia 10 de Abril, fazer a auscultação nos locais de trabalho, para transmitirmos depois a nossa posição final.

Qualquer acordo relativamente a esta proposta, ela não tem qualquer recuo nas relações laborais e nos direitos dos trabalhadores.

Fica aquém do nosso objectivo, que passa pela reposição da relação com o Salário Mínimo Nacional de há uns anos, já que os salários nas empresas do grupo IP não têm crescido tanto como o SMN, embora haja todas as condições para maiores aumentos.

No entanto, relativamente ao SMN de 2025, a proposta agora apresentada, significa um aumento maior, embora fique aquém do necessário para suprir os aumentos dos produtos de primeira necessidade e da habitação.

Não é uma proposta suficiente para uma valorização profunda dos salários nas empresas da IP, mas depende dos trabalhadores se assumem esta proposta como uma fase na luta contínua pela dignificação profissional, passando-se depois a outras iniciativas com o mesmo objectivo.

Comunicado completo AQUI

Artigos semelhantes