ManifCarrisPacoteLaboralEm resultado dos processos de discussão com os trabalhadores da Carris e CarrisTur, o STRUP-FECTRANS entregou no dia 28/10 às administrações, as propostas de revisão dos AE’s para 2026.

Nestas propostas e no essencial defendemos que em 2026 deve haver a valorização dos salários, com um aumento de 15% e que no mínimo nenhum trabalhador leve menos de 150€ de aumento e que se continue a redução do horário de trabalho para as 35 horas, de forma mais acelerada, do que foi conquistado em 2025.

Para além da valorização das profissões, de forma geral e em particular as oficinais, também são apresentadas um conjunto de propostas especificas, que no âmbito da Carris e CarrisTur, dignifiquem as profissões e sirvam de factor de atractividade para se resolver a saída constante de trabalhadores e falta de atracção para novas admissões. Também procedemos à entrega de proposta de revisão do AE dos Quadros Técnicos da Carris, de forma a terminar com interpretações abusivas, quanto à aplicação dos direitos a todos os trabalhadores.

Pelo que as administrações têm a partir do dia 28/10, trinta dias para responder as propostas e passados 15 dias tem, nos termos do AE, que iniciar as negociações. Estaremos atentos na exigência de cumprimento destes prazos.

A luta pela valorização dos salários e profissões e a evolução para as 35 horas semanais, no mais curto espaço de tempo, é inseparável da luta pela derrota total do pacote laboral que não só os trabalhadores da Carris e da CarrisTur, mas todos os trabalhadores a nível nacional, terão que continuar a levar por diante.

Comunicado completo AQUI

Artigos semelhantes