Comboio FertagusOs recentes acontecimentos com o serviço prestado pela FERTAGUS/BARRAQUEIRO, demonstram quanto tem sido errada as opções dos governos relativamente à ferrovia.

Desde logo os sucessivos governos optaram pela exploração fora da CP, na travessia da ponte, sem qualquer exigência de o operador privado fazer investimentos e, agora, pelo que se diz na comunicação social, o actual governo pretende transferir comboios da empresa pública, para um operador privado, que apenas tem tido benesses na concessão.

A FERTAGUS demonstrou não ter capacidade para responder ao aumento da procura, pelo que a solução não é de transferir comboios da empresa pública para a privada, mas antes integrar a travessia da ponte na CP, que tem maior capacidade de fazer uma gestão integrada do material circulante disponível, melhorando assim o serviço prestado aos utentes daquele serviço ferroviário.

Não podemos ter uma política de “nacionalização dos prejuízos e dificuldades e de privatização dos lucros”, que é o que os sucessivos governos têm feito relativamente à FERTAGUS/BARRAQUEIRO.

Artigos semelhantes