SimboloStrupAs Organizações Representativas dos Trabalhadores (ORT’s),dos trabalhadores da ALSA TODI, reuniram no passado dia 10 de Setembro para analisar, de forma detalhada e responsável, o Manual de Conduta que a empresa enviou recentemente a todos os trabalhadores.

Desde logo, importa esclarecer que esse documento, para além de não ter sido objecto de qualquer processo de discussão, contém disposições que colidem com o Acordo de Empresa em vigor, retirando direitos já consagrados.

Perante esta situação, e porque os direitos e garantias dos trabalhadores não podem ser colocados em causa, as ORT’s decidiram agir de imediato. Assim, foi enviado à Administração da ALSA Todi um ofício a solicitar a retirada integral do referido documento.

No mesmo ofício foi estabelecido um prazo limite: até ao próximo dia 19 de setembro a empresa deverá comunicar a todos os trabalhadores que o Manual de Conduta é retirado e que não produzirá quaisquer efeitos.

As ORT’s entendem que este passo é fundamental para salvaguardar o respeito pelo Acordo de Empresa, que resulta da negociação coletiva, e que não pode ser unilateralmente posto em causa pela Administração.

Se a empresa não der resposta a este requisito dentro do prazo estipulado, as ORT’s ficam plenamente legitimadas para convocar um plenário geral de trabalhadores na semana seguinte.

Leia comunicado completo AQUI

Artigos semelhantes