CCTV ANTROPApesar do cumprimento do estipulado no CCTV – Contrato Colectivo de Trabalho Vertical (FECTRANS e ANTROP), de aumentar os salários em Janeiro, há um processo negocial em aberto, com uma primeira reunião no próximo dia 22.

As administrações das empresas estão obrigadas a actualizar os salários de todos os trabalhadores, neste ano na base da actualização do SMN – Salário Mínimo Nacional, com a aplicação ao motorista do nível 0 (zero) do valor absoluto (50€) e a todos os restantes a percentagem que resulta desta actualização, que é 4,636%.

Este aumento é resultado do CCTV, é um direito dos trabalhadores, mas não implica que não se possa negociar um valor superior, que é o que iremos defender e para o qual apresentámos a proposta de aumento de 150€.

O CCTV de 2022 foi um salto positivo nas relações de trabalho nas empresas associadas na ANTROP e inverteu a realidade existente de aproximação ao SMN – Salário Mínimo Nacional aos salários base das diversas categorias.

Sendo uma alteração positiva, a realidade demonstra que é insuficiente para fixar os trabalhadores nas empresas e recrutar novos, porque estes são confrontados com o aumento significativo dos produtos de primeira necessidade e com os custos de habitação, perante os quais a actualização prevista no CCTV é insuficiente para garantir um nível de vida digno.

O objectivo de valorizar o trabalho e os trabalhadores é central na intervenção da FECTRANS e do seu sindicato nas empresas associadas na ANTROP – o STRUP -, mas é necessário que a partir de cada local de trabalho, os trabalhadores se organizem e mobilizem para se atingir as reivindicações de melhoria dos salários e de todas as remunerações.

Leia aqui comunicado sector de passageiros (ANTROP) completo --->>>

Artigos semelhantes