Passados quase dois anos desde a assinatura do novo CCTV no sector rodoviário de passageiros, sem deixar de valorizar as evoluções registadas, é preciso, não ignorar que há problemas por resolver.
A valorização dos salários é necessária, pois mantêm-se as dificuldades de fixar os actuais trabalhadores e recrutar novos. Os actuais salários e as enormes jornadas de trabalho o sector não são atractivas para as novas gerações.
A solução deste problema passa por se continuar a valorizar os salários e as profissões no sector, com valores acima dos que estão contratualizados e das regras de actualização acordadas, pelo que se impõe um debate e negociação sobre este tema, tendo já esta Federação em representação do seu sindicato no sector, apresentado propostas para negociação.
Refeições e intervalos de descanso - Os problemas são agravados com o facto de não terem sido concluídas as negociações de dois temas previstos no acordo de 2022 – a negociação da temática das refeições e a redução do intervalo de descanso;
Por esse facto começam a haver existir discrepâncias com outras empresas do sector onde o valor das refeições é já superior e os intervalos de descanso menores, o que faz com que aumentando o descontentamento dos trabalhadores;
Acresce que a migração dos trabalhadores do ex. AE da RN para o actual CCTV não se faz de forma global e nos termos que foi feito para a RL – Rodoviária de Lisboa, excepto na EVA Transportes, onde a empresa após um processo de luta aceitou as propostas sindicais. Será que tem de ser este o caminho nas restantes?
Reunião com a ANTROP - Para a discussão da negociação colectiva está agendada uma reunião para o próximo dia 10 de Abril, às 16h, onde iremos procurar debater estes temas que são centrais para se valorizar o trabalho e os trabalhadores no sector.
A palavra aos trabalhadores - Entretanto, no mês de Abril o STRUP/FECTRANS irá realizar plenários nas diversas empresas abrangidas pelo CCTV assinado entre a FECTRANS e a ANTROP.
Não há resultado da negociação sem o envolvimento dos trabalhadores, pelo que cada um deve dar a sua opinião neste debate, de modo a darem a força necessária ao Sindicato na sua intervenção em defesa das reivindicações dos trabalhadores.
Leia aqui o comunicado do STRUP/FECTRANS ---->>>>>
Artigos semelhantes