GreveAtlanticoLineA intervenção, perante a comunicação social do Senhor Presidente do Governo Regional da Região Autónoma dos Açores Dr. José Manuel Bolieiro, de ontem dia 09 de Abril, merece deste Sindicato os seguintes comentários:

Apraz-nos registar que o Senhor Presidente do Governo Regional não só está a acompanhar a Greve dos Trabalhadores da Atlânticoline como também defende, tal como os Sindicatos da CGTP-IN, o primaz da negociação colectiva, consequentemente a importância dos mesmos na valorização salarial dos Trabalhadores.

Era o que estava a ocorrer, apesar das diferenças de posição e da intransigência negocial por parte da Administração da Atlânticoline, particularmente quando extemporaneamente introduziu a discussão da alteração das clausulas 17ª e 21ª, fazendo depender toda a negociação da total cedência por parte do Sindicato e dos Trabalhadores às referidas clausulas.

Todavia, no passado dia 1 de Abril fomos surpreendidos com uma entrevista do Senhor Presidente da Administração da Atlânticoline que este Sindicato considera totalmente inaceitável.

Depois de contactos diretos entre o Coordenador deste Sindicato e o Senhor Presidente da Administração da Atlânticoline, no sentido de entre ambos encontrarem posições que pudessem desbloquear o conflito, com o compromisso de não se envolverem outros e tão pouco comunicados públicos que pudessem trazer mais fatores destabilização e conflito, o que faz o Senhor Presidente:

Senhor Presidente da Atlânticoline na referida entrevista, para alem dos comentários desnecessários e pouco abonatórios para com esta Organização quase centenária e orgulhosamente respeitada, vem dizer que irá por uma ação em Tribunal contra as clausulas 17ª e 21ª do AE, negociado livremente entre este Sindicato e a Atlânticoline á já alguns anos e sucessivamente renovado, tendo a última ocorrido em 2022.

O Senhor Presidente da Atlânticoline, contrariando não só o que tinha sido previamente combinado entre duas pessoas de bem, vem dizer que “não vale apena negociar nada porque eu vou para Tribunal”.

Face a esta atitude, o Sindicato não tem outra alternativa, a não ser como já publicamente manifestou, a de solicitar a intervenção urgente do Senhor Presidente do Governo Regional da Região Autónoma dos Açores, Dr. José Manuel Bolieiro, por manifestamente não haver qualquer possibilidade de entendimento com uma pessoa que não sabe respeitar compromissos.

Não podemos deixar de lamentar todos os prejuízos e transtornos que estão a ser causados ao Povo da Região Autónoma dos Açores, particularmente das Ilhas da Horta, Pico e São Jorge, que são da total responsabilidade da ser da Administração da Atlânticoline e pela sua pela manifesta incapacidade negocial, que quer retira aos Trabalhadores da Atlânticoline o direito ao descanso depois das oitos horas de trabalho, pondo em causa na só a segurança das Embarcações como também a conciliação entre a vida profissional e familiar.

A Luta dos Trabalhadores é pelo direito ao descanso depois das oitos horas de trabalho!

A Luta dos Trabalhadores é pelo direito à conciliação da sua vida laboral com as das suas famílias! A Luta dos trabalhadores é Justa!

Leia aqui a nota de imprensa do SIMAMEVIP ---->>>>>

Artigos semelhantes