O SIMAMEVIP/FECTRANS entregou um pré-aviso na Atlânticoline, para iniciar uma greve a partir das 00h00m do dia 7 de Janeiro de 2025.
Este período de greve com a duração de um mês, prende-se com o facto da administração da empresa não estar a respeitar os acordos firmados em Abril deste ano, em que ficou acordado que o mesmo era válido até ao final do próximo ano.
A administração desrespeitando o acordado está a tentar aliciar duas categorias, Marinheiros e Maquinistas aceitarem um IHT – Isenção de Horário de Trabalho, que aumenta o número de horas máximas de 200 para 270, da seguinte forma 10Horas por semana nos 4 meses de Verão e 3 horas semanais nos restantes meses a troco de 27.5%, o que, para além disso, cria desigualdades entre trabalhadores
Por outro lado, a administração ameaça que, se os trabalhadores não aceitarem, a empresa contrata uma empresa externa de trabalho temporário para os substituir.
Isto é claramente uma atitude de má-fé e rompimento dos acordos firmados e por isso, a resposta só pode ser a greve, embora o Sindicato mantenha toda a abertura para resolver o problema pela via do diálogo e negociação.
Artigos semelhantes