Nós, jovens trabalhadores, principais afectados pela política de baixos salários, pela precariedade e sujeitos ao extenso período experimental, devemos ser os primeiros a procurar o sindicato.
Um sindicato é uma organização de trabalhadores que defender os interesses dos trabalhadores, garante condições dignas e seguras de trabalho, e constrói, a partir da vontade e da intervenção dos que representa, o caminho para novos avanços e conquista de novos direitos.
Muitos dos nossos colegas de trabalho podem sentir alguma apreensão ou até receio de se sindicalizar. Se ao longo do decorrer da História todos tivessem tido este receio, muito provavelmente ainda hoje não haveria o direito às férias pagas, ou o direito à greve, ou ainda se podia despedir sem justa causa e ainda não existiria um salário mínimo nacional. Foi com a determinação e força de todos os que fizeram parte da luta dos sindicatos da CGTP-IN que muitas destas conquistas foram alcançadas.
E é exactamente por isto que é necessário que nos sindicalizemos, por estas constantes faltas de respeito aos seus direitos enquanto trabalhadores, pois apenas unidos e mais fortes será possível quebrar com os comportamentos abusivos dos patrões e chefias e conquistar novos direitos, como as 35h para todos.
Os sindicatos tornam-nos mais fortes e potenciam a nossa capacidade de reivindicar por melhores condições de trabalho, sendo mais fácil a conquista das mesmas quando por detrás se percebe uma vontade colectiva de mudança.
Leia aqui o boletim FECTRANS Jovem --->>>>>