A FECTRANS (STRUP) participou hoje numa reunião com a AML – Área Metropolitana de Lisboa, com a presença também de um representante da PSP, para abordar a defesa dos trabalhadores no quadro dos acontecimentos anómalos na região de Lisboa.
O ponto de partida da FECTRANS para a abordagem deste tema é de que é preciso conciliar o direito ao transporte dos utentes, com a salvaguarda e defesa dos trabalhadores e é neste quadro que se têm que encontrar as soluções, enquadradas na resolução dos problemas existentes.
Da parte da AML e da PSP foram dadas informações sobre as medidas mais visíveis e as mais discretas para irem ao encontro das preocupações que colocámos e defenderam que a solução não passa por medidas avulsas das administrações de empresas de supressão de serviços, porque em vez de contribuir para a solução pode vir contribuir para acentuar os problemas.
Apesar dos acontecimentos recentes terem colocado em destaque os autocarros, colocámos a necessidade de medidas para os diversos modos de transportes que operam na região de Lisboa.
Por último transmitimos aos trabalhadores para que, no desempenho das suas funções, acautelem a sua integridade física e perante uma situação anómala devem tomar as medidas na sua defesa e dos utentes e relatar a quem de direitos as ocorrências.
Manifestamos a nossa solidariedade para com o trabalhador que está hospitalizado, desejando-lhe rápidas melhores e que possa retomar rapidamente a sua normal actividade profissional.
Reafirmamos que as situações que envolvam trabalhadores vítimas de deste tipo de incidentes, devem ter a caracterização de acidente de trabalho.
Artigos semelhantes