Passe Ferroviário VerdeOntem o governo anunciou algumas medidas relativamente à mobilidade, que clarifica o anúncio anteriormente feito e que responde a algumas das questões que colocámos em Agosto passado.

Relativamente ao Passe Ferroviário Verde, tal como afirmámos consideramos importantes as medidas que visam o incentivo do transporte público, mas as mesmas não podem ser desligadas da realidade concreta e anunciar um passe sem medidas para resolver problemas estruturais da CP, novo material circulante e mais trabalhadores, pode conduzir à situação das pessoas terem um passe, mas não terem o serviço ferroviário.

No entanto, esta medida só será possível porque temos a CP ainda pública, como uma ferramenta importante para servir os interesses do País, mas esta não é a opção deste governo para o futuro.

No plano da mobilidade das pessoas temos vindo a defender a necessidade de se evoluir progressivamente para a gratuitidade, pelo que é importante esta medida para os jovens aos 23 anos, mas também entendemos a necessidade de se reduzir os passes intermodais para metade do preço actual e gratuitidade também para as pessoas acima dos 65 anos de idade.

É preciso aprofundar estas medidas, inseridas num plano nacional de transportes, que organize os mesmos numa lógica integrada e complementar, para que o país disponha de um verdadeiro sistema de transportes

Artigos semelhantes