Um conjunto de organizações sindicais que intervêm no sector ferroviário, enviaram uma carta ao Primeiro-Ministro (que tutela o sector das infraestruturas), ao Secretário de Estado das Infraestruturas, ao Ministro das Finanças e às administrações da CP e da IP, pelo bloqueamento nos processos de negociação em curso.
Ontem estava agendada uma reunião de negociação na IP que foi suspensa, com a informação de que não há orientações da tutela e na CP foram suspensas sem informação de retorno.
Estas organizações defendem que “Em termos de aumentos salariais, é urgente que o Governo dê as orientações necessárias às administrações das empresas para a abertura do processo negocial” e não aceitam que “os trabalhadores das empresas públicas não vejam os seus salários actualizados, no mais breve período, como resultado de um processo negocial, a partir das propostas das partes e que respondem à necessidade do aumento real dos salários”.
As empresas têm dificuldade em contratar trabalhadores devido aos salários praticados actualmente serem muito próximos do salário mínimo nacional. É urgente e necessária uma revisão profunda nas carreiras de forma a permitir que as empresas consigam contratar trabalhadores e reter os que tem, especialmente os mais jovens e mais especializados, se tal não for feito, está em causa a operacionalidade e o futuro das mesmas.
Actualmente a IP contrata trabalhadores que não entram para a base das grelhas indiciárias, que entram para categorias profissionais acima das suas funções, promove trabalhadores desnecessariamente e complementa salários com Isenções de Horário de Trabalho. Estas medidas que visam mitigar as dificuldades existentes, são injustas para os restantes trabalhadores e põem em causa o equilíbrio, a operacionalidade das equipas e sustentabilidade da empresa.
Este conjunto de organizações decidiram desenvolver novas acções e função da resposta, ou da falta dela, das entidades a quem enviaram a referida carta.
As organizações sindicais subscritoras são ASCEF * ASSIFECO * FECTRANS/SNTSF * FNSTFPS * FENTCOP * SINDEFER * SINFA * SINFB * SINTAP * SIOFA * STIR * STF