1Maio2023Ontem, nas diversas manifestações da CGTP-IN, conjuntamente com muitos milhares estivemos na rua a lutar por melhores salários, pela redução do horário de trabalho e pela melhoria das condições de vida e trabalho.

Enquanto a maioria da população está confrontada com o aumento do custo de vida e a contínua escalada dos preços dos bens e serviços essenciais, situação que obriga muitas famílias a escolher entre pagar as contas, a renda/empréstimo da casa ou pôr comida na mesa até ao fim do mês, os grandes grupos económicos continuam a acumular gigantescos lucros, em muito potenciados pela especulação.

Os baixos salários e pensões acabam muito antes do fim do mês e o dinheiro que falta nos bolsos de quem trabalha e trabalhou, enche os bolsos do capital.

É urgente aumentar salários e pensões, pôr fim à especulação que beneficia os grandes grupos económicos, controlar e reduzir os preços de bens e serviços essenciais, taxar os lucros das grandes empresas e alterar o rumo da política que têm vindo a ser seguida e que empurra os trabalhadores para a pobreza.

É preciso uma política alternativa, que distribua a riqueza de forma justa, que respeite e valorize o trabalho e os trabalhadores, que promova o aumento da produção nacional, que recupere para o Estado as empresas e sectores estratégicos, que defenda e invista nos serviços públicos e nas funções sociais do Estado.

Vamos, pois, intensificar o esclarecimento, a mobilização e a luta. Os trabalhadores têm direito a viver melhor!